Diante das constantes mudanças de temperaturas entre as estações, é superimportante manter o conforto térmico em sua casa, tanto em dias frios como em dias quentes.

Neste artigo você verá que pequenas alterações em sua casa, irão proporcionar um melhor conforto em diferentes temperaturas. Outra alternativa é pensar no conforto térmico antes de iniciar a construção.

Vamos às sugestões?

1. Coloque tapetes e cortinas

É uma forma bem prática e simples de trazer maior conforto térmico para o seu lar, pois podem diminuir a intensidade do frio e do calor.

Os tapetes permitem que você não precise caminhar no piso gelado. Já aqueles com tecido mais fino e fresco ajudam a diminuir o calor.

As cortinas contribuem para reduzir a entrada de calor e manter o ar fresco no interior do ambiente.

2. Móveis com tons neutros

As cores neutras refletem a luz, garantem um ambiente iluminado, aconchegante e também mais fresco.

A fim de manter o conforto térmico, no verão você pode usar capas de tons neutros sob o sofá que é mais escuro e no inverno retirar as capas, deixando assim visível a cor escura.

3. As plantas na decoração

As plantas aumentam a umidade do ar e amenizam a temperatura do ambiente, tornando-o mais fresco e arejado.

4. Altere a distribuição dos móveis

Para manter conforto térmico no calor é interessante que os móveis estejam organizados de forma mais espaçada o que aumenta a circulação do ar. Já em clima frio você pode estruturar os móveis e objetos mais próximos um do outro, o que cria a sensação de maior acolhimento e aconchego.

Se você ainda não construiu a sua casa, outras dicas para você planejar um ambiente com mais conforto térmico são as seguintes: colocar um piso aquecido embutido no contra piso, aproveite para colocar cerâmicas e usufruir do seu frescor, faça uma boa vedação nas portas e janelas, escolha tipos de vidros com maior retenção de temperatura.

Como você pode perceber, o conforto térmico de sua casa pode ser obtido  através de pequenas mudanças e também no planejamento prévio ao construir a sua casa.